infográfico com o raio-x dos três anos da Souk
infográfico com o raio-x dos três anos da Souk

Marketplace Souk transaciona 51,6 mil toneladas de produtos por leilão para varejistas em todo o Brasil

Em três anos de existência, plataforma que conta com indústrias como Seara, Tirolez e Nestle DPA intermediou faturamento de R$ 514,1 milhões; atribuição de valor dos produtos é feita pelos quase 22 mil varejistas cadastrados, principalmente do Nordeste e Sudeste.

A Souk, marketplace que conecta as indústrias aos varejistas a qualquer dia e hora, comemora três anos de existência com 51,6 mil toneladas de alimentos transacionados em todo o Brasil. Na plataforma, as negociações acontecem em formato de leilão holandês, com a atribuição de valor feita pelos próprios varejistas.

Um raio-x desde o início da empresa mostra que mais de 1,6 milhão de lances já foram feitos, resultando em quase 385 mil pedidos. O marketplace conta com oito grandes marcas: Seara, Seara Gourmet, Tirolez, Mondelez, Massa Leve, Doriana, Nestlé DPA e Forno de Minas. O faturamento gerado por meio da Souk no período foi de R$ 514,1 milhões.
Os dados apontam que o volume transacionado é maior no Nordeste do Brasil, com 44,5%. Em segundo lugar aparece a região Sudeste, com 38,4%. O total de SKUs já comercializados é de 954. Quase 22 mil varejistas estão cadastrados na plataforma, sendo que 42,1% do percentual das vendas é destinado a supermercados que possuem de um a quatro checkouts (caixas).

“A Souk oferece um complemento perfeito à estrutura física de vendas, com o diferencial de conferir grande empoderamento aos varejistas, já que podem negociar diretamente com a indústria por meio de um sistema de leilão que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. É uma nova forma de fazer negócio que beneficia tanto os clientes, que compram mais barato, quanto as indústrias, que vendem mais e com maior rentabilidade”, afirma Roberto Angelino Filho, CEO da Souk.

Criado em 2018, o marketplace tinha como objetivo inicial agilizar o escoamento de produtos próximos ao vencimento. Porém, a plataforma foi além, promovendo uma mudança de paradigma no modelo de negócios de distribuição e venda, ampliando a oferta para itens com validade regular.

  • BLOG SOUK

    Informações exclusivas, análises e bastidores da transformação digital no varejo e nas indústrias. Aqui você encontra notícias sobre a Souk, inovações nos processos comerciais e resultados alcançados.

    QUEM ESCREVE

    Roberto Angelino Filho

    Roberto Angelino Filho

    CEO SOUK BRASIL
    Mais de 20 anos de experiência em empresas como PepsiCo, P&G e Unilever, onde gerenciou grandes marcas como Ruffles, Doritos, Ariel, Pantene, Vicks e Doriana. Atualmente usa sua expertise para impulsionar o desempenho do marketplace B2B da Souk Brasil, promovendo a democratização das relações comerciais entre indústria e varejo por meio de uma genuína transformação digital nos modelos de negócio e distribuição das indústrias.